Voir cette page en français | View this page in English

Programa de Bolsas Mark Wainberg: Especialistas em prestação de serviços relacionados com o VIH

Muitos países africanos enfrentam uma necessidade não satisfeita de formação de médicos que desejam especializar-se em HIV. A subespecialização em medicina do VIH não é atraente para muitos jovens profissionais de saúde, o que contrasta fortemente com a necessidade de ter esse pessoal especializado e liderança nos países mais afetados na África Subsariana.

O Programa de Bolsas Mark Wainberg, uma iniciativa do Fundo de Educação da IAS, visa contribuir para a melhoraria da qualidade da prestação de serviços de VIH em ambientes com recursos limitados, oferecendo bolsas de dois anos para médicos da África Subsariana, que passarão um ano na Europa e um ano em África, em instituições clínicas. O programa irá oferecer formação aprofundada a médicos empenhados em desenvolver carreiras na prestação de serviços clínicos na área do VIH na África Subsariana, com o objetivo de reforçar o acesso a serviços de alta qualidade por parte das populações da África Subsariana, com uma abordagem de prestação de serviços centrada no cliente.

  • Datas importantes
  • Critérios de elegibilidade
  • Conheça os bolseiros

A bolsa proporcionará formação especializada na prestação de serviços VIH a pessoas que vivem com VIH e SIDA, desde o diagnóstico ao tratamento e incluindo comorbidades. Dará particular ênfase aos cuidados adequados para os diferentes grupos de doentes, incluindo populações-chave.

Prevê-se que a bolsa ajudará a capacitar, fomentar a investigação clínica e desenvolver parcerias sustentáveis a longo prazo. O Programa de Bolsas Mark Wainberg irá recrutar profissionais de saúde “ambiciosos” para passarem tempo em centros especializados em VIH e ter a oportunidade de desenvolver suas competências clínicas e de investigação, bem como de obter um diploma de pós-graduação em VIH.

Para obter mais informações, consulte o Plano de Estudos.

Datas importantes

8 de fevereiro de 2021: Convite à apresentação de candidaturas

7 de março de 2021: Prazo limite de candidatura à bolsa

Abril de 2021: Entrevistas para os candidatos pré-selecionados

Finais de abril de 2021:Notificações sobre a bolsa

Julho de 2021: Workshop de iniciação e desenvolvimento de capacidades para o bolseiro na 11a Conferência científica sobre HIV (IAS 2021)

3.º Trimestre de 2021: Os bolseiros passam para a instituição anfitriã

Para serem elegíveis para o Programa de Bolsas Mark Wainberg, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

  • Grau de investigação final como médico (ou equivalente)
  • No mínimo, dois anos de experiência clínica
  • Trabalhar atualmente na África Subsariana
  • Empenhado(a) em tornar-se especialista em VIH
  • Falante de inglês, francês ou português.

Os bolseiros serão selecionados tendo em vista o seu potencial para agir como multiplicadores e disseminar os conhecimentos aprendidos (por exemplo, a outros médicos, enfermeiros, prestadores de serviços de saúde comunitários), para aumentar ainda mais o impacto do programa. No final da bolsa, os bolseiros devem ter competências que lhes permitam ser mentores e dar formação a outros bolseiros.

Tenha em atenção que os bolseiros irão receber um subsídio de subsistência durante o Programa de Bolsas Mark Wainberg, os candidatos devem garantir que têm condições financeiras para se inscreverem no programa de 2 anos antes de aceitarem a bolsa.

2020 – 2022

Kick Kayembe Kakese
 
República Democrática do Congo
Saber mais >
Edy Nacarapa

 

Moçambique

Saber mais >
Mkhoi Lord Mkhoi

 

Tanzânia

Saber mais >

2019 – 2021

José Viriato
 

Angola

Saber mais >
 
 

2018 – 2020

Adama Doumbia
 

Costa do Marfim

Saber mais >
Shamim Mohamed Ali
 

Quénia

Saber mais >
Leonid Tome Da Costa Joaquim

Moçambique

Saber mais >
 

Mark Wainberg foi um pioneiro na investigação, defesa e avanços científicos no domínio do VIH. Foi presidente da Sociedade Internacional de SIDA (1998-2000) e é amplamente conhecido pelo seu papel na descoberta de que o medicamento 3TC poderia ser usado para tratar a infeção pelo VIH, em 1989.

Patrocinador

O Programa de Bolsas Mark Wainberg é possível graças a uma subvenção da ViiV Healthcare.

Perguntas Frequentes

Para obter informações adicionais sobre esta bolsa, consulte as Perguntas Frequentes.


Contacto

[email protected]